segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cranberry - Os benefícios que esta pequena fruta vermelha traz para o seu organismo.

O suco de Cranberry tem sido usado historicamente para manter o funcionamento normal do trato urinário.
A Cranberry tem propriedades antioxidantes. É usado para tratar ou até mesmo prevenir infecções urinárias.



Estudos sugerem que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga.

Os índios americanos já usavam a uva do monte para prevenir e tratar doenças do trato urinário há séculos e isso sempre intrigou os cientistas.

No século 17 nos estados unidos utilizava-se uma pasta feita de uva do monte para conservar os alimentos por longos períodos. Também usavam como antisséptico em ferimentos causados por flechas envenenadas.

Na segunda guerra mundial um dos mais importantes alimentos dos soldados americanos era a uva do monte desidratada, que garantia uma boa nutrição para as tropas.

Assim como as outras "frutas vermelhas" (morango, cereja, framboesa e mirtilo), a cranberry contém vitaminas A, C e D, além de flavonóides, fitoquímicos relacionados ao controle do colesterol.

De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, está comprovado cientificamente que as frutas vermelhas não perdem suas propriedades se forem congeladas. Mas o mesmo não acontece com as geléias e os sucos. "No preparo das geléias, o aquecimento provoca perda de vitaminas. Já em forma de sucos, as fibras se perdem", explica Magnoni.

Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. "Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano", diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos.

Em 1998, uma pesquisa publicada no Journal of the American Dental Association (um periódico científico de odontologia) revelou que testes in vitro com componentes isolados das uvas do monte reverteram a adesão das bactérias da doença periodontal em 58%. Ou seja, uva do monte previne placa bacteriana.

Ela também contém muitos polifenóis que protegem o coração e reduzem o colesterol no sangue, inclusive o famoso resveratrol.

Se você tem algum dos problemas de saúde descritos neste artigo, então experimente ingerir o suco puro de Cranberry e veja o que esta pequena frutinha vermelha pode fazer por você!



Fonte: http://www.webartigos.com/articles

Nenhum comentário:

Postar um comentário