quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hortinhas orgânicas

Que tal você ter uma horta orgânica em sua própria casa?

São várias espécies como sálvia, tomilho, manjericão, alecrim, pimenta... tudo orgânico e plantado em tinas de madeira reciclada que darão um charme todo especial à sua sacada ou jardim. Os cuidados são bem simples: muito sol, especialmente pela manhã, e regar um pouquinho uma vez ao dia.

Passe na loja dos Jardins e veja as opções disponíveis. E custam só 40 reais!!


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Nutrição É Vida

Orientações Iniciais de Nutrição

Estas orientações nutricionais gerais visam o ensinamento de um novo parâmetro alimentar: a promoção da SAÚDE e melhora do estado nutricional geral.
1. Hidrate-se! A água é VITAL para o seu corpo, sua mente, seu BEM-ESTAR! Procure beber 2,0 a 3,0 litros de água SEM GÁS por dia. Não substitua a água por nenhum outro líquido!
2. Não fique mais de 3 horas sem se alimentar. Seu corpo necessita dos combustíveis certos para se manter ATIVO E SAUDÁVEL! Procure fazer no mínimo quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Com o fracionamento das refeições, você passa a ingerir menor quantidade de comida em cada uma delas.
3. Saiba a quantidade de carboidrato, proteína e gordura que o seu organismo necessita. Não consuma quantidades maiores de nenhum dos nutrientes.
4. Opte por proteína com baixo teor de gordura como, por exemplo: carnes magras, peixes sem frituras, feijões, lentilha, quinoa em grão, grão de bico, tofu, amaranto em grão.
5. Opte também por alimentos integrais (aveia, farelos, arroz integral, macarrão e pães integrais).
6. Evite doces em geral, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos: creme de leite, carnes gordas, sorvetes, bacon, pele de frango, gordura vegetal hidrogenada, salgadinhos industrializados, alimentos fritos, empanados, massas folhadas, salame, mortadela, salsicha, lingüiça, toucinho, glutamato de monossódio, biscoitos recheados.


7. Dê preferência ao consumo de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas na sua alimentação como, por exemplo: azeite de oliva, óleo de gergelim, castanhas, nozes, amêndoa, avelã, abacate, atum, sardinha, salmão, sardinha, semente de linhaça em quantidades moderadas.
8. O importante é a qualidade do alimento que está presente na sua alimentação - no dia-a-dia!
9. Diminua o consumo de bebidas ricas em CAFEÍNA: café, chá mate, chá preto, bebidas com guaraná, refrigerantes "tipo cola".
10. Atenção ao consumo de adoçantes. Evite o consumo exagerado de adoçante - procure "sentir" o sabor dos alimentos, diminuindo a necessidade do sabor doce. Opte por adoçantes a base de Stevia ou Sucralose ou Frutose ou em alguns casos optar pelo açúcar mascavo ou açúcar reduzido em calorias (utilizando sempre em pequenas quantidades).
11. Evite os temperos artificiais: tabletes de carne ou de legumes e temperos em pó. Use tabletes de temperos sem gordura hidrogenada e corantes ou misso sem glutamato de monossodico.
12. Utilize no preparo da dieta: sal marinho, gersal (nas saladas) com moderação, alho, cebola, cheiro-verde, cominho, alecrim, alho-poró, manjericão, hortelã, vinagre, suco de limão, balsâmico e ervas aromática.
13. Coma devagar, mastigando bem os alimentos. Evitar a ingestão de líquidos junto da refeição, principalmente refrigerantes e água com gás.
14. Equilibre sua alimentação durante a semana, e aos finais de semana procure diminuir a quantidade dos alimentos mais calóricos (frituras, doces, chocolate, fast food, etc.).
15. Consuma preparações grelhadas ou ao forno, sem adição de molhos cremosos ou à base de queijos.
16. Se preferir, substitua o jantar por uma refeição mais "leve", como por exemplo, sopa preparada com vários legumes, carnes magras e verduras.
Determinação, força de vontade e escolhas certas são os motivos mais fortes para o seguimento de uma reeducação alimentar. Assim é possível criar novos "hábitos alimentares" e manter uma vida saudável! A Vivenda A Vida tem uma nutricionista a sua disposição para auxiliar nas suas compras de produtos naturais e orgânicos na loja dos Jardins, e até para montar seu primeiro cardápio. A Bárbara Caetano Nogueira (CRN 13053) é nossa parceira nesta inovação e está na loja todas as 3ªs e 5ªs, das 18 as 20hs.